Aqui há uns dias encontrei este artigo sobre a tomada inteligente da EDP no PPLware. Isto lembrou-me da tomada com comando remoto do A.Sousa e de como o consumo dessa tomada era superior à poupança esperada.
É claro que eu e o A.Sousa tudo o que queríamos era ter deitado a mão a uma destas para a torturar até que nos contasse tudo sobre os seus consumos. Infelizmente não tivemos tanta sorte como todas as pessoas que reclamam a inutilidade deste equipamento nas caixas de comentários dos blogs e não temos uma para testar.
O Carlos Martins (@PTnik) do Aberto até de madrugada tinha uma e fez aquilo que já devia ter sido feito à muito tempo: medir o consumo da tomada inteligente da EDP sem nenhum equipamento lá ligado.
Como testemunham as fotos que o @PTnik nos enviou, a tomada não regista consumos nos medidores de consumo domésticos. Isto significa que os consumos são inferiores ao limite de precisão do equipamento, o que só quer dizer uma coisa para nós: temos mesmo de arranjar uma destas!
Também quero uma, para substituir uma que tenho e gasta 3 W!
Já agora, deixo um alerta para quem um router wireless da Cabovisão da Sagen. Aquilo gasta 11 W. Não deixar ligado quando não está em uso!
Obrigado pelo aviso Rui.
E que tal desligarem tudo das tomadas quando n estão a utilizar?!
Poupança imediata! :)
Por cá apenas o frigorifico fica ligado!
Amiga Sandra,
Desligar tudo para poupar é imediato, mas consome esforço e é como o cavalo do inglês. O melhor é quando conseguimos consumir menos sem nos esforçarmos muito.