Já aqui vos tínhamos contado que íamos emboscar o meu frigorífico com os aparelhos de medição.
Montadas as armadilhas obtivemos os valores do gráfico acima para a temperatura na prateleira de cima de tudo dentro do frigorífico e mesmo por cima do dito.
Mantenho o aparelho no mínimo, tanto no congelador como no frigorífico propriamente dito porque nunca considerei ser necessário subi-lo ao nível máximo para produzir o frio necessário à conservação dos alimentos. Se as temperaturas internas não fossem já por si alarmantes, o A.Sousa esteve a analisar os dados que recolhemos e enviou-me um email com a frase abaixo:
O teu frigorífico está a consumir quase 5KWh por dia!!! Ou seja, ao fim do mês consome cerca de 146 KWh, o que dá 146*0.1713 = 25 €/mês…
Temos muito que trabalhar para reduzir este consumo, mas também vamos tentar perceber o porquê da variação constante que produz o serrilhado apertado. Este serrilhado é mais visível no detalhe.
A cor vermelha é o gráfico projetado com os valores obtidos do termómetro no exterior e os azuis do termómetro interior. Os picos são as aberturas da porta.
o frigorífico é simplesmente o maior bichinho papão que temos por casa.