Na sequência do estudo que fiz aqui relativamente aos custos da deslocação pendular que faço regularmente de casa para o trabalho, ganhou o motociclo como melhor solução custo/tempo, muito por causa daquilo que o motociclo oferece como independência em relação às filas de trânsito. A decisão de comprar o motociclo está tomada, mas levantou-me questões sobre a segurança do mesmo.
Afinal, para levar um motociclo basta uma carrinha. A minha procura por meios que mantivessem, não só o motociclo preso ao chão quando estivesse no parqueamento, mas também de registos de vandalismo levou-me a procurar informação sobre câmaras IP/WiFi e concluir que são mesmo muito caras. Soluções de segurança como a Dropcam podem custar valores que impedem o investimento no motociclo.
Embora não vá fazê-lo por questões legais, acabei por descobrir uma maneira de com menor investimento para quem como eu que tem muitos computadores velhos lá por casa fazer o mesmo serviço.
Como sabem do outro blog, tornei-me fã do Ubuntu como solução de computador pessoal por várias razões, mas isso fica para outro post. Para esta solução Ubuntizei um portátil antigo e juntei-lhe uma webcam.
Para o conjunto vão necessitar de uma conta no Dropbox, acesso à internet e o utilitário motion. Os vídeos abaixo explicam tudo em 20 minutos.
Parte 1:
Parte 2:
(Claro que não estou a levar em conta o custo energético da brincadeira)
{ Comments are closed! }