Ontem, recebi um correio electrónico com uma grande promessa: “Em Promoção – Poupe até 30% da sua factura de eletricidade!“. Como funciona?
A nossa instalação eléctrica está exposta a sobrecargas de vez em quando. Estas sobrecargas, são prejudiciais para os nosso electrodomésticos, aparelhos eléctricos, computadores, etc.Estas sobrecargas provocam o aquecimento da instalação eléctrica e de tudo o que lhe está ligado diminuindo a vida útil e, em casos extremos chegam a estragar tanto os aparelhos como a instalacão.
O G-NER-G reduz a potencia exijida melhorando o Factor de Potência. Isto consegue-se proporcionando energia localmente a partir de um condensador desenhado especialmente para esta finalidade. Este condensador especial, armazena esta energía adicional necessária para estabilizar a corrente eléctrica durante uma carga indutiva (por exemplo quando ligamos o ar condicionado ).
Por isso a optimização do G-NER-G saver fará com que diminua drásticamente o consumo registado no seu contador de eléctricidade resultando tudo isto numa grande poupança para o seu lar ou ESCRITORIO.
Agora, com a ajuda do g-ner-g saver há uma forma de reduzir até 30% o consumo eléctricidade todos os meses. Já não terá que pagar grandes consumos. Agora, já pode consumir eléctricidade a baixo custo.
Há uma regra na poupança, que é traduzida pelo provérbio popular “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”. Uma pesquisa rápida na Internet revela o que parece ser uma grande fraude! Aí se confrontam os defensores e opositores, com argumentos e contra-argumentos. Por um lado, parece que produtos similares têm interesse na Indústria; todavia, em nossas casas a poupança não parece existir, ou então não é significativa. Uma lista exaustiva de produtos similares está disponível nesta página.
O NIST, uma instituição muito importante de normalização nos Estados Unidos também afina pelo mesmo diapasão. Segundo este documento, dedicado à temática, as poupanças para os consumidores serão negligentes. Curiosamente, o mesmo não se passa com o fornecedor da energia, EDP ou outro, que beneficiam efectivamente, mas pouco…
Enfim, serve este exemplo para a necessidade de nos precavermos quando pensamos em poupar. No Poupar Melhor continuaremos a expor estes casos, para que não só tenhamos conhecimento de alguns contos de vigário, mas sobretudo dos fundamentos científicos que desmontam estas falsas promessas.
Boa tarde, no referente ao artigo “As falsas protecções contra sobrecargas” gostaria que me informassem de qual na vossa opinião será o melhor aparelho regulador de potencia, que nos ajude a poupar na factura do lar (isto para alem de todas as regras básicas que devemos adoptar), se é que esse aparelho existe efectivamente e se o seu custo compensa realmente.
Melhores cumprimentos
Alberto Pita
Santarém
Para situações típicas de uma habitação, tais aparelhos não existem. Na Indústria existem soluções para a energia reactiva, mas não se aplicam em nossas casas.
Uma das melhores formas de poupar foi o nosso primeiro artigo sobre poupança de electricidade, que tem a ver com a redução da potência dos contadores.