A reunião do Conselho Europeu da passada quarta-feira teve na energia um dos seus temas centrais. Da reunião pouco se ouviu nos Media portugueses, e se não fosse a leitura dos Media internacionais, nem sequer teria dado pelo assunto.
Uma visão muito interessante havia sido dada pelo Financial Times, que neste artigo (requer subscrição) referenciava que toda a cimeira se podia resumir a um gráfico, que esteve na berra em Bruxelas durante toda a semana:
O gráfico, extraído deste documento oficial, revela a perda competitiva que a indústria europeia sofreu desde 2005, com o aumento dos preços de energia. Mas, na verdade, o documento revela muitos mais gráficos, também interessantes para os consumidores domésticos! O gráfico seguinte revela que pagamos em Portugal um dos preços de energia mais elevados da Europa, nos quais o impacto das taxas e impostos é um dos mais substanciais:
O documenta revela ainda mais estatísticas interessantes. Uma delas é que, apesar do investimento em renováveis, Portugal é o quinto país mais dependente do petróleo da Europa a 27. E que o preço da electricidade para a indústria é superior em Espanha a Portugal, o que desmonta uma das notícias dos dias passados. Mas o que sobressai é que a política energética da Europa tem sido um grande fracasso nos últimos anos, com grandes benefícios para o resto do Mundo. Não nos resta pois grande alternativa senão continuarmos a poupar neste recurso escasso e caro…
{ 1 comment to read ... please submit second! }