O A.Sousa já aqui nos tinha falado de como algumas apps queriam saber mais do que era preciso para o serviço que prestam. No caso da tv LG, mesmo depois de desligado no interface de utilizador, a TV continua a enviar informação para a LG com o uso que o comprador faz dela.
As televisões mais modernas trazem sistemas operativos completos internamente instalados, para os quais não temos forma de saber o que está a ser feito com a desculpa que está a ir buscar dados à Internet, nomeadamente para ver filmes de Youtube. A televisão LG espia o seu utilizador quanto aos hábitos enviando informação detalhada de uso e não apenas informação abstrata. Não existe qualquer tentativa de escudar o utilizador para o uso que ele faz dela.
A LG decidiu que os seus televisores poderiam ser novos veículos de obtenção de dados sobre os utilizadores. A informação recolhida segue para a LG e contém inclusivamente o nome dos ficheiros que o utilizador lê através de um disco externo USB que pode ligar à Televisão. Na imagem o que se vê é um ficheiro com um nome invantado pelo DoctorBeet .
O post é digno de ser lido até ao fim. A LG limita-se a informar o autor que ele ao utilizar a televisão aceitou os termos do serviço e que deveria para tal ter sido informado pela loja que lhe vendeu a tv.
{ 5 comments to read ... please submit one more! }