Um dos factos muitas vezes mal compreendido no consumo de combustível em veículos normais, é a de que todo o consumo de energia eléctrica resulta de consumo de combustível! Ou seja, sempre que liga o ar condicionado ou o rádio, as lâmpadas ou faz pisca, está a consumir combustível adicional…
Quanto é que é efectivamente o consumo de combustível associado aos equipamentos eléctricos de um veículo, é usualmente um segredo bem guardado. Segundo este documento, da organização TRL do Reino Unido, um consumo eléctrico extra de 42W, causa um consumo adicional de combustível de 0.5%, enquanto um consumo eléctrico extra de 160W gera um consumo adicional de combustível de 1.8%. Estes valores são consistentes através de vários veículos, havendo ligeiríssimas diferenças entre os veículos a gasolina e gasóleo, conforme pode ser observado nas Tabelas 9 e 10 do referido documento. Segundo ainda o mesmo documento, um consumo eléctrico extra de 632W gera um consumo adicional de 7.6%!
Embora os autores do estudo não garantam que estes valores sejam estatisticamente significativos, os valores exibem uma evolução relativamente linear. Segundo estes valores, cada 1 W de consumo eléctrico num veículo representará um aumento de 0.012% no consumo de combustível. Note-se que este é um aumento para um consumo permanente de electricidade.
Quanto é que isto então efectivamente representa? Considerando um rádio de um automóvel que consuma 15W, então se o mantiver ligado durante um percurso de 100 Km, para um automóvel que consuma 7 l/100Km, e se o custo do combustível for de 1,50 €, o custo de manter o rádio ligado será de:
- 15 x 0,012% = 0,0018
- 7 x 0,0018 = 0,0126
- 1,50 x 0,0126 = 0,0189
Ou seja, manter o seu rádio ligado durante 100 Km, custar-lhe-á quase 2 cêntimos de euro nesse percurso. Não parece muito! O problema é que muitas vezes não é só o seu rádio que está a consumir electricidade no seu veículo…
{ Comments are closed! }