Já tínhamos dado conta que aqui ao lado em Espanha, o melhor dia para abastecer era a segunda-feira. Depois deste estudo não governamental, a entidade reguladora em Espanha, a Comisión Nacional de Energía, meteu mãos à obra. Resolveu investigar o que estava a causar este “efeito segunda-feira”, e quais os operadores que estarão envolvidos…
E as conclusões já cá estão. No segundo semestre de 2012, há comportamentos indiciários da existência de práticas que alteraram o normal funcionamento do mercado. Nas segundas-feiras os preços baixaram, comparados com os Domingos, até 3 cêntimos por litro. Nas terças a seguir, a subida foi de valor semelhante!
Mas, segundo outras fontes, parece que já haverá uma explicação para este fenómeno, que obviamente não tem a ver com a evolução internacional dos preços do crude. É às segundas-feiras que a Comissão Europeia recolhe dados para as estatísticas! Ora, se por cá as estatísticas também forem recolhidas à segunda-feira, a única certeza que pareço ter é ninguém ter investigado a questão…
Como cá em Portugal não deixamos os talões, os descontos e os cartões, só nos resta mesmo aproveitar. Quanto à qualidade dos produtos petrolíferos, existem opiniões divergentes, mas recentemente foi feito um estudo pelo Deco que afirmava não haver diferenças.
A CNE já tem uma explicação:
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/galp_e_principais_petroliferas_espanholas_foram_multadas_pela_comissao_nacional_de_energia_espanhola.html