
Nas experiências de poupança de água, uma das contas mais importantes que esperava para fazer, era a da quantidade de água desperdiçada quando se espera pela água quente para iniciar a toma de banho. Sabia que era significativa, mas na falta de uma estratégia de aproveitamento, também não tinha vantagem psicológica em saber de quanto era o desperdício… Agora que há
uma ideia de aproveitamento das floreiras para a próxima Primavera, resolvi fazer as contas!
A nossa casa não está propriamente optimizada neste aspecto. A canalização entre o esquentador e a torneira da banheira dista uns significativos 13 metros. Nestes dias frios de Inverno, é preciso ainda contar que a água que passa vai arrefecendo à medida que progride nos canos. O resultado é que só após 35 segundos é que se está preparado para iniciar o banho. Durante esta espera, o desperdício de água é de uns impressionantes 6 a 7 litros.
As contas são para o Inverno, porque no Verão não demora tanto. Nessa altura repitirei as contas. Entretanto, irei aperfeiçoando a forma e o destino a dar a esta água desperdiçada…
Related
Tags: agua
This entry was posted by A.Sousa on Sexta-feira, Dezembro 30th, 2011 at 14:05 and is filed under Práticas.
You can follow any comments to this entry through the RSS 2.0 feed.
Both comments and pings are currently closed.
Pode sempre colocar um balde ou garrafão junto à banheira para reter a água. Depois pode utilizá-la para lavar o chão, regar as (futuras) floreiras ou simplesmente encher o autoclismo que está mesmo ali ao lado. Lá em casa às vezes coloco num balde para lavar a banheira a seguir ao banho ou lavar os brinquedos que o meu bébé usa no banho.
Olá. Eu utilizo esta água na máquina de lavar roupa. Quando começa a lavagem, despejo lá para dentro 1 ou 2 garrafões de 5 litros. Como a máquina mede a água necessário, já não mete quase nenhuma da torneira.