O Alentejo tem algumas boas estradas, e nelas gosto de passear. Todavia, nas muitas deslocações por automóvel que já fiz até Madrid, fui e vim sempre pela A6. As alternativas que apresento aqui, e que resultam da elaboração do Mapa das Estradas Rápidas, não as conheço na totalidade, e até resultaram para mim numa grande surpresa.
A A6 é uma autoestrada bestial. Posso atestar que a célebre crónica de Miguel Sousa Tavares confere com a realidade. É certamente uma das autoestradas portuguesas com menor tráfego, especialmente a nascente de Évora.
Neste exercício vamos fazer a comparação dos vários trajectos na A6, usando o Google Maps. No trajecto completo por autoestrada, visível na imagem abaixo, percorre-se 141 Km em 69 minutos, e segundo os dados da Brisa, custa 11.05 euros, entre a portagem de Vendas Novas e a fronteira com Espanha.
Como da autoestrada A6 se observa a estrada nacional antes de chegar a Évora, e depois de passar a cidade, a alternativa mais plausível é forçar a passagem por esta cidade. Na verdade, para percorrer as nacionais entre Montemor-o-Novo e Évora, e daqui até Estremoz, é preciso definir quatro pontos de desvio no percurso. Nestas circunstâncias, o trajecto passa a ter um total de 154 Km, num total de 105 minutos. Esta alternativa representa assim mais 13 Km, e mais 36 minutos de percurso, o que significa um aumento de tempo de 52%. Esta alternativa representa uma poupança de 6.15 euros.
Quando elaborei o Mapa das Estradas Rápidas dei-me todavia conta que a EN4, que passa por Arraiolos, é uma alternativa bem melhor. Não passa pelo meio de localidades, pelo que se perde bastante menos tempo! Neste caso fazem-se os mesmos 141 Km da autoestrada, gastando-se no total 85 minutos. Tal significa uma poupança de 20 minutos relativamente à alternativa por Évora, embora mais 16 minutos que pela autoestrada. A poupança em portagens é ligeiramente inferior, sendo de 5.60 euros.
Olhando ainda para o mapa, uma alternativa suplementar é fazer a estrada nacional até Elvas, entrando apenas na auto-estrada depois das portagens. Neste caso, visível na imagem abaixo, fazem-se 142 Km, apenas mais um que na autoestrada. Demora-se 96 minutos, mais 27 minutos que pela autoestrada, o que significa um acréscimo de tempo de 39% relativamente à autoestrada, mas com uma poupança total de 8.75 euros!
Neste exemplo, a maior poupança em portagens consegue-se saindo logo na portagem de Vendas Novas. Neste caso, até à fronteira são 144 Km, demorando-se 107 minutos. Tal significa já mais 38 minutos, sendo a poupança de 11.05 euros.
Bom dia,
Muito obrigado por estas informações que considero bastante úteis.
Podem, por favor, confirmar-me se já fizeram um estudo semelhante relativamente às alternativas para ir de Lisboa ao Algarve, sem ser pela A2?
Obrigado,
Luís