O site Skeptical Science apresenta o gráfico acima para ilustrar um erro de análise em dados históricos que é comum. Este erro vem da relevância da quantidade de dados que é escolhida para análise e como ela força um entendimento errado dos factos.
No Poupar melhor os dados que escolhemos estudar são quase sempre domésticos e com objetivos não de aprofundar previsibilidade da tendência, mas a possibilidade de detetar padrões mais imediatos, mas o problema coloca-se até para as nossas análises domésticas.
A quantidade de dados recolhidos e o seu rigor limitam as possibilidades de análise. Muitas vezes podemos fazer pouco mais que constatar os factos não havendo possibilidade de relacionamento entre estes e outras consequências apenas pela quantidade de factos em análise não serem suficientemente significativos para a análise que nos propusemos fazer.
Antes de começarmos a recolher dados, devemos por isso formular a hipótese que queremos estudar e só depois determinar a quantidade de dados que temos de recolher.
{ Comments are closed! }