Há uns dias, a água começou a ter dificuldades em escoar-se do lava-loiça… A utilização do desentupidor de canos revelou-se um fracasso, dado que como não era utilizado há anos, e desintegrou-se no acto…
O passo seguinte foi olhar para a canalização por debaixo do lava-loiça. O nosso sistema revelou-se de fácil acesso: depois de desapertar manualmente umas roscas, verifiquei que o sifão tinha algum lixo, mas não muito… Depois de lavado, uma nova experiência demonstrou que o escoamento não tinha melhorado…
A seguir, fui procurar o sifão de chão… Não o encontrei, mas no decurso desta aventura, lá consegui medir os consumos da máquina de lavar roupa. Também aproveitei para limpar o sifão de chão das máquinas de lavar, mas o do lava-loiças não foi encontrado, e presumo que não exista, dado que já incorpora o sifão na canalização. Como podem ver na imagem abaixo, estes sifões tendem a acumular muito lixo!
Determinado em resolver o problema sem recorrer a um profissional, lá comprei um litro daqueles líquidos de desentupir canos. Com mil precauções, lá deitamos o líquido, e passado uma hora (o recipiente dizia para esperar meia hora) o problema não tinha melhorado… O recipiente dizia que se essa solução não funcionasse, havia que deitar mais e esperar uma noita inteira! Como não me apetecia deitar mais dinheiro pelo esgoto abaixo, fui comprar outra coisa… O artigo continua proximamente, mas quem advinha o que comprei?
Cabos em aço com forma de mola (desentupidor de canos com bicha)
Bicarbonato de sódio e vinagre e depois deitar água bem quente…
Mário,
Pensei nisso, mas não foi essa a solução.
Teresa,
Essa combinação não experimentei…
Coca-cola
Soda caustica desentope tudo, com água a ferver em cima, mas deve ser usada precaução e luvas, sempre! Deitar mais água quente sucessivamente, até deixar de efervescer. Se o caso não for muito grave, lixívia pura em cima também pode resolver.