Muito se fala nas últimas semanas em Portugal sobre o Covid-19, e sobre o seu impacto. Infelizmente, é tudo muito apaixonado, e muito pouco baseado em factos, e nomeadamente factos contextualizados.
A minha pergunta favorita para quem acha que esta situação merece um Estado de Emergência é a seguinte, e sugiro ao leitor que a tente responder, se não sabe: Quantas pessoas morrem por dia em Portugal?
O site https://evm.min-saude.pt/ é um site oficial do Ministério da Saúde, que faz a vigilância da mortalidade em Portugal, em tempo real. Tem uma série de dados que começa em 2009, e que portanto nos dá uma ideia clara de como evolui, diariamente, a mortalidade em Portugal.
O gráfico que eles tem na primeira página tem uma resolução diária, e um eixo dos yy que não deixa ver o gráfico com clareza. Por isso fui buscar os dados para uma folha de cálculo, calculei uma média móvel de 7 dias, e o resultado está no gráfico abaixo (cliquem para ampliar). Anoto a seguir alguns pontos importantes, alguns deles apontados também no gráfico:
- A curva a preto é o número de mortes em Portugal em 2020.
- A curva a azul é o número de mortes em Portugal em 2020, descontadas as mortes oficiais do Covid-19.
- Os valores mínimos de mortes ocorreram nos dias 6 e 7 de março, com 284 mortes em cada um desses dias. O valor mínimo em termos de média móvel é alcançado no dia 8 de março.
- As escolas fecharam no dia 13 de março e não voltaram a abrir.
- A primeira morte oficial de Covid-19 foi registada a 16 de março.
- O Estado de Emergência foi decretado a 18 de março.
Da análise do gráfico é também possível tirar algumas conclusões imediatas:
- De uma forma geral morre-se muito menos em Portugal no Verão do que no Inverno. Este é um tema interessantíssimo, que tentaremos abordar em artigos posteriores.
- Morreu-se este ano muito menos em fevereiro que o habitual.
- Já se morreu muito mais por dia em Portugal. No dia 2017-01-02 morreram 578 pessoas em Portugal. No pico de Covid-19, morreram no dia 2020-04-07, 379 pessoas. Quase 200 pessoas menos num dia!
- A subida registada a partir de dia 6 de março é uma evolução completamente atípica para o mês de março.
Relativamente ao último ponto, só vejo duas hipóteses para a subida verificada:
- O número de mortes por Covid-19 é muito superior ao que vem referenciado nas estatísticas da DGS;
- O número de mortes decorrente do confinamento social é superior ao número de mortes oficiais de Covid-19.
Há muita coisa que salta destes números. Mas, para já, vou apenas cingir-me aos dados…
{ Comments are closed! }