A condensação ocorre numa superfície sempre que a temperatura dessa superfície é inferior à do ponto de orvalho do ar envolvente. A humidade relativa no ar vai aumentando à medida que o ar arrefece, e chega a uma temperatura na qual satura, não suportando mais humidade: esse é o ponto de orvalho.
Quando a temperatura baixa, e o ar não consegue aguentar toda a humidade, essa humidade irá migrar para as partes mais frias da casa, e condensar nas paredes, janelas, etc.
Para perceber o problema da condensação, é preciso perceber primeiro donde vem a humidade. Numa casa, uma pessoa pode produzir dois litros de humidade por dia, atraves dos duches, banhos, cozinha e respiração. Para além da respiração, há que contar igualmente com o suor; em casos limites, pode-se produzir um litro de suor numa hora… Numa casa com quatro pessoas, pode-se produzir mais de 50 litros de humidade por semana, e essa humidade tem que ir para algum lado…
Nas casas modernas, com menos fugas de ar, o problema da humidade coloca-se de forma mais premente. Tal provoca os problemas de condensacção referidos, que colocam problemas às paredes, um ar de menor qualidade, e possível desenvolvimento de bolor e fungos. Um problema que queremos evitar e que abordaremos em próximos artigos.
{ 1 comment to read ... please submit second! }