O título deste artigo é uma tentativa de traduzir do termo inglês “shrinkflation”. Não é a tradução perfeita, mas não soa mal… Mas, então o que é a reduflação?
O trocadilho roda à volta do conceito inflação/deflação. Bem como da redução daquilo que compramos. O Daily Mail inglês tem andado a divulgar uma investigação da Which?, e para perceberem um primeiro exemplo de reduflação, vejam os seguintes chocolates, retirados deste artigo:
Os redondos até parecem mais bonitos, mas na verdade são 14% menos chocolate de que os antigos rectangulares. No mesmo artigo, apresenta-se uma tabela das reduções observadas em vários produtos:
Lá por fora, a Which? entregou uma queixa nas entidades oficiais. Na verdade, trata-se de mais uma prática que visa esconder a realidade. Até os cabazes das Autoridades Estatísticas Nacionais devem ser fintados…
Não sei como estão as coisas cá pelo burgo neste aspecto, mas provavelmente também tenho vindo a ser enganado. São alterações tão subtis, que é muito difícil nos darmos conta delas. O leitor sabe de algum exemplo de reduflação em Portugal?
Pelo menos nos iogurtes. Há uns anos os sólidos tinham todos 125 gr e os líquidos 200 gr.
Agora já há muitos sólidos de 120 gr. e acho que já não há líquidos de 200 gr.
Este é um “truque” já muito antigo. Lembro-me de falar nisto na faculdade há quase 20 anos atrás.
Boa tarde André,
É possível indicar-me o seu email (ou enviar um email para o meu) ?
Tenho algumas questões relativamente à questão dos preços da eletricidade e talvez me consiga ajudar.
Cumprimentos,
Francisco Alves
Francisco,
O nosso endereço do Poupar Melhor é: pouparmelhor@gmail.com