Este é o dia em que a Assembleia Municipal de Lisboa vai apreciar o relatório e a proposta de deliberação final relativos ao Debate Temático sobre a Segunda Circular. Congratulamo-nos por algumas das ideias que apresentamos publicamente em primeira mão terem sido acolhidas, nomeadamente a do ordenamento inteligente da velocidade. Todavia, a proposta, apesar de melhorada, continua a ser muito insuficiente, pelos muitos problemas que vão criar a todos os que vivem, trabalham e visitam Lisboa…
No âmbito dos estudos que temos vindo a fazer sobre a proposta da Câmara de Lisboa para a Segunda Circular, um dos aspectos que é frequentemente invocado pela Câmara é a CRIL poder servir como alternativa à Segunda Circular.
Obviamente, quem por lá passa, sabe muito bem que esse não é o caso. Por isso, meti mãos à obra, e gravei no Google Maps o trânsito de uma semana completa. No video abaixo, podem ver o trânsito na CRIL durante a primeira semana de Fevereiro de 2016, entre as 6 da manhã e 10 da noite.
No vídeo facilmente se percebe que há imensos problemas na CRIL, dos quais referencio apenas alguns:
- Nó da CRIL com A1, congestiona em diversos locais e diversos períodos do dia.
- Saída do Eixo Norte-Sul para a CRIL
- Túnel do Grilo, e especialmente a descida para Odivelas
- Passagem da CRIL sob o IC22
- Nó com o IC16 e túneis de Benfica
O filme está um espectáculo. É de profissional…
Reforço o comentário anterior.
Uma sugestão, em linha com um comentário meu anterior, fazer uma análise semelhante mas para esta perspectiva https://www.google.pt/maps/@38.7631057,-9.2475203,12z/data=!5m1!1e1, pondo em evidencias os fluxos de tráfego este-oeste da cidade.
MM,
Embora não tão abrangente como o solicitado, talvez queira dar uma vista de olhos a um estudo anterior bastante parecido que fizemos por altura das obras sobre o viaduto pedo-ciclável da Segunda Circular:
http://www.pouparmelhor.com/noticias/dois-dias-de-transito-em-lisboa/
O video está desativado?
Rui Marques,
Obrigado pelo comentário! Efectivamente., só se conseguia ver no Youtube… Agora já deve ver aqui também.