Chair the Fed é um jogo que simula a função do Federal Reserve Bank of America. O Fed, como é carinhosamente chamado pelos seus amantes, é uma espécie de Banco Central Europeu (BCE) na versão dos Estados Unidos da América (USA). É a instituição responsável pela política monetárias dos USA e, tal como o BCE, tenta suportar as suas decisões em factos da economia tecnicamente aceitáveis como indicadores as controlar.
O Fed controla a Taxa de Juro diretora, isto é, o preço que cobra aos bancos para lhes permitir a emissão de divida.
- Se o Fed aumentar a Taxa de Juro, então os bancos pagam mais pelo dinheiro que criam para emprestar aos seus clientes.
- Se o dinheiro custa mais caro, o consumo faz cair a inflação, mas ao mesmo tempo aumenta o desemprego.
É mais ou menos como o dito brasileiro: “Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come.”
Tentei várias vezes jogar e afundei sempre a economia:
- ou porque tinha inflação galopante;
- ou porque tinha desemprego aos molhos.
Sempre que a economia parecia equilibrada, aparecia uma bolha ou uma tragédia grega qualquer que me atirava a economia para as couves.
Já o A.Sousa diz que nunca fui reconduzido, mas acabou perto dos objetivos. Segundo o A.Sousa, o simulador faz uma espécie de média, que torna a coisa mais ou menos impossível de cumprir.
O simulador também não admite taxas de juros negativas, algo que começa a ser uma realidade mais presente com o aumento da desconfiança do setor financeiro.
{ Comments are closed! }