Cá em casa gostamos muito de polvo, mas dado o preço, não é uma compra habitual. Por isso, aproveito normalmente as boas promoções para comprar.
Há outro truque que utilizo para comprar mais barato. Como o preço do polvo tende a ser proporcional ao seu peso, e como um polvo maior é mais apetecível, a ideia é comprar um polvo no limite superior do intervalo de peso. Habitualmente compro polvos entre 1 e 2 Kg, pelo que tendo a escolher polvos próximos de 2 Kg.
De vez em quando sai-nos uma pequena lotaria. Como a imagem documenta, num exemplo de há uns meses atrás, comprei um polvo de 2.264 Kg, mas ao preço de 1 a 2 Kg. No Continente, a diferença de preço do quilo entre os dois intervalos de peso é normalmente de dois euros, pelo que na compra deste polvo poupei mais de quatro euros, quando comparado com a compra de um polvo do mesmo peso, mas cobrado ao preço de 2 a 3 Kg…
Habitualmente compro polvo fresco e não congelado. Sempre me disseram que o peso das embalagens de polvo congelado é superior pela água do gelo que contém, pelo que estaria a pagar água pelo preço de polvo. Será um “mito”?
Mário,
Excelente dica de investigação! É só descongelar o polvo e ver quanta água resulta. E depois pesar! Não esqueça de pesar para ver se é o valor do peso escorrido, que é o peso que aparece na imagem. Muitos vezes, no acto do congelamento, a água é essencial em vários aspectos, mas o que interessa é o peso do produto que adquirimos.
Eu não tenho nenhum polvo no congelador, mas da próxima vou comprovar…
Eu já experimentei pesar filetes de peixe gato depois de descongelados e escorridos e o peso estava 5 a 10% acima do indicado, como manda a lei.