Alergias e pólen

Alergias a pólen

Alergias a pólen

Na Primavera, o pólen anda no ar, e as pessoas alérgicas como eu tendem a sofrer com isso. O problema coloca-se sobretudo com determinadas plantas e flores, que libertam mais pólen que outras. Note-se que essas plantas e flores tanto podem ser interiores, como do seu jardim, como dos locais por onde passa.

Algumas das flores com pouco pólen incluem os cravos, tulipas, rosas, narcisos e orquídeas. Por outro lado, flores com muito pólen, como as violetas, jasmins, margaridas e girassóis, não serão as melhores companhias para pessoas alérgicas… De uma forma geral, as árvores são também grandes produtoras de pólen.

Um aspecto curioso está relacionado com o pólen transportado pelas abelhas. De uma forma geral, as abelhas transportam o pólen mais pesado, que não é transportado pelo vento. Esse pólen mais pesado não se encontra portanto no ar, e não afecta tanto as pessoas alérgicas, ao contrário do pólen mais pequeno e leve, levado pelo vento. Normalmente, as plantas que têm o pólen mais pesado, têm flores chamativas e coloridas, que atraem os insectos, enquanto as plantas em que a polinização se verifica pelo vento têm flores menos chamativas.

Há várias estratégias para lidar com alergias, e eu próprio sinto que a estratégia que referi há dias têm resultado para mim. Ainda assim, evitar o pólen nesta temporada é certamente outra via para manter as alergias mais afastadas!

Tags:

{ Comments are closed! }