Qual a diferença entre este dois pacotes de leite meio gordo?
Um é mais rigoroso na apresentação dos valores, outro também não. Um indica ter Cálcio, o outro também. Um tem fibras alimentares, o outro também não.
Um custa €0,61 por litro.
O outro custa €0,56 por pacote.
Na questão do Cálcio, quando bebo leite é porque entendo que este me adiciona cálcio à dieta e por isso protejo os meus ossos. Na questão das fibras alimentares, fico na dúvida que raio será aquilo? Farinhas?
Na questão do rigor na indicação dos valores apresentados, indicar 0,7 tem um rigor e o solitário algarismo 1 terá outro. Compará-los não é necessariamente rigoroso. No arredondamento de números tão pequenos convém ter algum cuidado.
No caso do valor indicado, sem as casas decimais, fico na dúvida se este algarismo solitário 1 representa um arredondamento de uma casa decimal ao valor 0,6 ou qualquer outro até ao 0,9.
Bom dia,
Reduzir a comparação de dois leites apenas à rotulagem nutricional é altamente redutor.
Comparar a rotulagem nutricional comparando umas décimas de teores de alguns nutrientes não deve ser critério de escolha. Não temos garantias de quais dos dois leites poderão ter alguns fármacos veterinários e isso será bem mais relevante do que pequenas diferenças em alguns nutrientes.
Um arroz que tenha crescido em água contaminadas pode ter exatamente a mesma rotulagem nutricional (proteínas, gordura, etc) que um que cresceu num paraíso ambiental e o primeiro pode ter quantidades preocupantes de metais ou outros poluentes.
A quantidade de fibra não é obrigatória na rotulagem nutricional mas é muito vulgarmente apresentada, mesmo em produtos que não tenham fibras. Nesses casos é apresentada como zero porque a regulamentação legal determina que alguns nutrientes, quando abaixo de teores predefinidos possam ser rotulados como “zero gramas” do nutriente X.
De acordo as regras do EUA da Food and Drug Administration valores de fibra menores que 0.5g/100g devem ser apresentados como zero. Sugiro uma consulta ao primeiro site sugerido pela pesquisa no google das seguintes palavras: labeling + rounding + rules
O leite da direita na foto não indica que tem fibras, indica que o teor de fibras é menor do que 0.1g por 100 g de produto. Este valor de “<0.1" está relacionada com a técnica de análise. Em suma, o facto de ter fibras no rótulo, não significa que tem "farinhas".
Nutrição à parte, para mim o facto de um leite ser de produção nacional não me inibe de pagar alguns cêntimos a mais (mas não julgo quem não valorize este facto).
O tipico mito de que o leite tem calcio e por é importante… se quer comer algo com calcio, sugiro broculos…
Os beneficios do leite são claramente exagerados pelo lobby do leite… há muitos estudos neste sentido…