Há cerca de um mês havíamos evidenciado as discrepâncias entre as previsões de tráfego nas autoestradas em Portugal, e o tráfego real. Essas previsões criaram naturais expectativas nos Portugueses, e confrontaram-nos com a dura realidade de introdução de pórticos nas ex-SCUT. Felizmente, ainda há algumas alternativas de Estradas Rápidas neste país…
A Estradas de Portugal veio agora confirmar as discrepâncias entre as previsões e a realidade, salientando um aspecto que também já havíamos referenciado: que essas discrepâncias já existiam antes da crise dos últimos anos!
O estudo chama-se “Concessões Rodoviárias: Um Novo Paradigma Operacional“, e nele se revela que antes da introdução das portagens nas ex-SCUT, já o desvio era em média de 18%. Este ano, segundo o documento, o desvio será de 56%, e o fosso será ainda mais alargado nos próximos anos, como a imagem abaixo evidencia…
Para todos nós que nos preocupamos com a poupança, é confrangedor olhar para os gráficos, e para as previsões de tráfego feitas no passado. Se olharmos para o gráfico abaixo com atenção, constatamos que CADA TROÇO das concessões rodoviárias deveria ter cerca de 27 000 passagens por dia! Se somássemos este tráfego ao das restantes autoestradas nacionais, bem como das restantes vias de tráfego, estou quase absolutamente certo de que superaria o conjunto de veículos do País, e que não faríamos outra coisa senão andar de carro, de troço em troço…
{ 1 comment to read ... please submit second! }