Sempre gostei de uma boa siesta, mas infelizmente tenho tempo para poucas! Como apenas me referi uma vez às siestas, está na altura de evidenciar as suas virtudes.
A siesta, como o nome indicia, teve a sua origem aqui ao lado em Espanha. Está sobretudo associada ao facto de que o trabalho nos momentos de maior calor se torna penoso. E tem raízes históricas, e já o meu avô preferia acordar cedo, trabalhar, e depois descansar durante as horas de mais calor… Não é pois de estranhar que esta tradição esteja enraizada nos países mais quentes, sendo uma tradição inexistente nos países mais frios.
Todavia, parece que a Ciência tem cada vez mais encontrado provas das virtudes da siesta! Naska et al., em 2007, associaram a siesta a uma redução de 37% na mortalidade coronária na Grécia, especialmente entre trabalhadores do sexo masculino. As vantagens na aprendizagem e processamento de informação foram referenciadas neste artigo. Outros estudo parecem indiciar que a siesta é uma melhor alternativa que a cafeína. Há até estudos a comparar se é melhor uma siesta deitada ou de pé?
Se nunca experimentou, saiba que para uma siesta ser útil, isso não significa dormir a tarde toda! Na verdade, a siesta deve ser bastante curta, mas a isso voltaremos num artigo próximo.
{ Comments are closed! }