Sugestões

Dê-nos aqui as suas sugestões, incluindo temas que gostava que abordássemos.

{ 50 comments to read ... please submit one more! }

  1. Bom dia.
    Qual a vossa opinião relativamente à comparação que se faz entre o que se passou no BES e as notícias que têm surgido relativamente à Associação Mutualista do Montepio e o Banco Montepio? O risco (que é intrínseco aos planos de poupança mutualistas) aumentou significativamente? O facto de a Associação Mutualista ser pertença de mais de 600 000 associados e de não estar dividida por ações diferencia do BES? O que significa em termos de risco este facto: “A gestão de relações entre as partes tem sido, precisamente, fonte de preocupação para as autoridades. Os números não deixam dúvidas: em 2014, os activos da AM totalizavam 4700 milhões de euros e 78% estavam aplicados em benefício do Montepio (88% incluindo os imóveis afectos a uso do banco)” in: http://www.publico.pt/economia/noticia/banco-de-portugal-impoe-mudancas-no-montepio-e-afasta-o-mutualismo-1692910.
    Dado que os depósitos (reforços das poupanças) são efetuados através do banco, o Banco de Portugal não deveria tomar uma posição pública para descansar/preocupar os mutualistas? Está na altura de resgatar a poupança?
    Gostava de conhecer a vossa opinião sempre fundamentada sobre este assunto.
    Cumprimentos,
    Mário Duque

  2. Mário,
    Confesso a minha ignorância sobre o Mutualismo, pelo que não posso ajudar muito nas questões que refere. Pela leitura do artigo que refere, parecem existir preocupações do Banco de Portugal, pelo que os interessados devem acompanhar o assunto com atenção.
    De uma forma geral, a sensação que me fica é a de que é cada vez mais difícil definir onde aplicar as nossas poupanças com segurança… Já ouvi várias referências negativas ao Montepio, mas isso deve ser sempre relativizado: há algum tempo era comum ouvir-se que o BCP estava na iminência da falência, e o BES era o Banco mais seguro, porque era o único que não tinha recorrido aos poios do Estado, e deu no que deu!

  3. De facto, é difícil obter uma opinião que descanse os associados. O Banco de Portugal remete para o Ministério da Segurança e Solidariedade Social (que tutela as IPSS), os funcionários (gestores de conta) do Montepio dizem que é o mais seguro que existe em termos relativos, os “opinadores” referem o que lhes convém em termos políticos (por ex: http://www.sol.pt/noticia/128388 e http://expresso.sapo.pt/montepio-reforca-capital-com-obrigacoes-e-unidades-de-participacao=f921450).
    Dentro da filosofia deste site, este eventual estudo poderia ser um desafio para vocês, pois uma opinião isenta e credível (como costumam fazer), certamente descansaria (ou não), milhares de pessoas.
    Obrigado.
    Cumprimentos,
    Mário Duque

  4. Gostava de ver uma análise feita por vós, pois constumam saber “testar” as coisas como deve ser, sobre detergente.
    Há algum tempo que tenho a dúvida sobre o conceito de “dose” vs peso. Bem sei que provavelmente a marca branca sendo menos eficaz pode fazer com que seja necessário mais produto.
    Ainda assim o caso concreto foi:
    Soflan – 12 doses, 750mls e no verso da embalagem, nas instruções consideram que uma dose são 40 mls (40×12= 480mls ???)
    Soflan da marca DIA – 66 lavagens, 2000mls, nas instruções uma dose são 80mls (66 x 80= 5280??)

    Conseguirão voces desvendar esse conceito que é a DOSE ?

  5. :-)
    Ainda no passado Domingo, nas compras, andei a meditar sobre isso! No meu caso era sobre detergente sólido, mas a ideia é a mesma… Vamos ver no que dá…

  6. Viva,

    Vi uma noticia que dava conta do lançamento de dois aparelhos da TP-LINK, o HS110 e o HS200. Como características têm o facto de monitorizarem o consumo de energia de um equipamento em tempo real, registarem o histórico de consumo e ainda permitirem o seu controlo remoto via wi-fi com auxilio de uma app para dispositivos móveis.

    Tive também conhecimento do projecto pimatic que tem como finalidade a automação de um casa.

  7. Olá, tudo bem?
    Posso participar do eu site enviando um artigo guest post, inédito sobre finanças?

  8. Olá Luana,

    Desculpe a resposta tardia, mas desde que deixámos de fazer o podcast semanal que usamos o PouparMelhor só para manter as nossas notas públicas.

    Se quiser propor o texto, envie-nos o texto para o endereço que se encontra na página http://www.pouparmelhor.com/acerca/patrocinar-o-poupar-melhor/.

  9. Contacto alternativo para o CIAV – Centro de Informação Antivenenos: 217 950 143

  10. Olá, gostaria que você falasse um pouco sobre as plantas ornamentais aí de portugal.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.