Há anos que tenho cá em casa orquídeas. Durante muito tempo, as orquídeas morriam passado algum tempo: matei uma por excesso de zelo, outra à sede e finalmente uma terceira porque achei que a desgraçada precisava de um vaso com terra em vez das cascas de eucalipto :( Por acaso não cheguei a matar nenhuma por exposição solar em demasia, mas só mesmo por acaso! É que a minha sala tem uma exposição solar bastante privilegiada, o que faz com que esta tenha uma climatização tipo estufa.
Bom, o certo é que ao longo do tempo fui apreendendo com os erros. A rever: rega em excesso e/ou falta dela e terra nem pensar! A exposição solar tem que ser q.b.. As orquídeas não gostam de água como a maior parte de nós imagina; esqueça inclusivamente o prato debaixo do vaso. Também não gostam de banhos de imersão. O melhor são os duches rápidos! E é isso que eu faço às minhas: dou-lhes um banho rápido à torneira de modo a humedecer bem as cascas, quando vejo que estas já estão muito secas. Isto acontece entre uma a duas semanas consoante a altura do ano. Depois ficam a escorrer o excesso de água no lava-loiça na cozinha durante a noite e vão na manhã seguinte de volta para a sala. Saiba que uma orquídea morre mais depressa por excesso de água, do que por falta dela… A orquídea também gosta de muita luminosidade, mas não de sol directo. No meu caso, uma cortina transparente cria o ambiente perfeito na sala, e corta a exposição solar directa. Se não apanhar sol durante algum tempo todos os dias, não dá flor.
Mas ainda assim, as minhas orquídeas, ainda que de boa saúde, recusavam-se a florir cá em casa! Por mais esforços que fizesse, nada! Até que me disseram que o truque perfeito para as orquídeas era dar-lhes cascas de ovo! O ideal é desfazê-las na trituradora e levá-las ao micro-ondas durante um minuto. Depois é só espalhar o pó por cima das cascas.
E assim nasceram as primeiras flores de orquídeas cá em casa. Com uns tons violetas, perfeitamente a combinar com as cortinas, como podem ver pela foto acima! As outras duas que tenho também já têm os rebentos prontos a florir!