O A.Sousa já nos disse como podemos perceber o consumo do Android, mas eu prefiro o iPhone e por isso estava à espera de um produto que fosse realmente interessante.
Por causa dos posts de alguns blogs, decidi instalar uma aplicação da universidade de Berkeley no meu iPhone. Carat é uma aplicação que corre também em Android e que envia os dados de utilização para os servidores de Berkeley, prometendo enviar de volta conselhos de melhoria do uso do telemóvel.
A App foi desenvolvida pela equipa do Algorithms, Machines, and People Laboratory (AMP Lab) do EECS Department da UC Berkeley e enquanto a boa vontade de um estudante e vários professores se juntou para nos ajudar, aparentemente o que eles vão conseguir é realmente reunir um conjunto substancial de informação relativamente à utilização de telemóveis.
Instalei e, embora digam que só após aproximadamente uma semana de uso terei informação relevante, a primeira coisa que me informou foi que se eu fizer um upgrade para a última versão de iOS vou conseguir aumentar o tempo de vida da minha bateria nova em 38 minutos e 55 segundos.
Infelizmente já passou uma semana e instalar a nova versão do iOS foi toda a informação que recebi. Vou esperar mais uma semana antes de considerar a experiência uma fracasso.
Também instalei a aplicação mas em Android… a única coisa que me disse até agora e já passaram bastantes dias é que também ganharia algum tempo de bateria mudando o OS para uma versão mais actualizada do Android…