O fim do ano de 2022 está quase aí e começa a ser altura de se fazer o balanço do ano. O GitHub publicou o seu “The state of the Open Source” com uma análise rápida dos dados recolhidos no que é hoje um dos principais sítios para suportar e acompanhar os projetos colaborativos de desenvolvimento na Internet.
Nesta descrição, o Home-assistant, projeto de que aqui nos tornámos fãs, foi identificado como o projeto com o segundo maior número de contribuições e o primeiro projeto em termos de crescimento do número de utilizadores que contribuem. Convém fazer notar que estes contributos são as participações efetuadas pelos utilizadores na forma de desenvolvimento de código fonte, através de pedidos de alteração, confirmação de código a alterar, comentários, abertura de incidentes de melhoria e correção e outras tarefas necessárias para garantir que estas coisas todas continuam a funcionar.
Este esforço partilhado tem sido apoiado pelas empresas participantes que mantêm o seu código fonte no GitHub, afetando assim o esforço pago pelos investidores em projetos que são depois beneficiados pela participação desta comunidade. A maioria dos projetos com maior atividade em destaque em 2022 são na sua maioria projetos destes, onde o Home-assistant é a exceção, ainda que os seus principais de colaboradores e fundadores estejam na Nabu Casa.
{ Comments are closed! }