Estradas Rápidas

Há mapas e mapas. Aquele que fizemos abaixo representa as estradas rápidas (auto-estradas, IPs, ICs, via rápidas e mesmo algumas estradas nacionais) de Portugal continental, em que é possível circular a uma velocidade mais elevada. Nele diferenciamos também as auto-estradas pagas, seja com portagem tradicional, sejam as com pórticos SCUT.

O mapa tem um código de cores, que pretende diferenciar os diversos tipos de estradas rápidas. A legenda é a seguinte:

  • Vermelho: auto-estrada paga
  • Verde: auto-estrada gratuita, normalmente a 120Km/h
  • Azul: Via rápida, com duas faixas para cada lado, a velocidade normalmente elevada
  • Amarelo: Via rápida com passagens desniveladas
  • Preto: Estrada com velocidades tipicamente não inferiores a 70Km/h

Obviamente, o Poupar Melhor não pode garantir toda a informação abaixo. No sentido do mapa não ficar muito pesado, evitou-se o muito detalhe. Só foi realçada uma das direcções, com excepção dos casos das pontes de Lisboa, onde um dos sentidos é pago e outro não. Noutros casos, há pormenores subtis (eg. VRI, término A5 em Cascais, etc., etc.), pelo que deve ter sempre cuidado na interpretação.

Utilize a informação deste mapa com cautela. Em particular, cumpra sempre o código da estrada! Se verificar algum erro, ou tiver alguma sugestão de uma estrada rápida que não esteja no mapa, deixa-a nas sugestões abaixo, ou envie-nos um email para pouparmelhor@gmail.com

{ 33 comments to read ... please submit one more! }

  1. O troço da A24 entre a saída de Constantim/Sabrosa e a ligação com o novo troço da A4, não deveria ser considerado pago dado que o pórtico ocorre já depois desse nó.

    Excelente trabalho. Obrigado

  2. Tiago,
    Obrigado pela dica. Pode confirmar se está OK, agora?
    Se souber doutras estradas rápidas que não estejam no mapa, diga ;-)

  3. Há um erro neste mapa. O que está a azul devia estar a verde. Uma autoestrada tem a mesma definição independentemente da região onde se encontra.

  4. J. Pires,

    O que está a azul é uma via rápida, pode ter duas faixas para cada lado, mas não terá tipicamente um limite de 120 Km/h. É importante referenciar a legenda no início do texto, para saber o que cada cor representa.
    Em qualquer caso, é muito possível que o mapa possa ser melhorado; se tiver algum caso que necessite de correção pode-nos indicar aqui nos comentários, ou para o email do PM: pouparmelhor@gmail.com

  5. parece ser otimo para poupar dinheiro nas portagens

  6. Bom dia.

    Antes de mais obrigado.

    Falta assinalar a preto a estrada que vai das Talhadas a Águeda, onde se cruza com o IC2. Ainda no Dominog lá passei, Não posso dizer se antes das Talhadas ou depois de Águeda também é assim.

    Atentamente.
    Alguém

  7. Alguém,
    Obrigado por nos chamar a atenção para a N333 no troço que nos refere. De uma vista de olhos muito rápida, parece que o troço entre Agueda e A-dos-Ferreiros é realmente merecedora da distição. Daí até Talhadas parece ter algumas curvas a mais… Confirma?

{ 3 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Autoestradas, e alternativas, em Portugal » Poupar Melhor
  1. Mapa de Estradas de Portugal » Poupar Melhor
  1. Cruzamentos vs. Rotundas » Poupar Melhor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.