Uma das experiências mais interessantes envolvendo a durabilidade dos SSDs foi feita pelo The Tech Record. No Verão de 2013 começaram a torturar um conjunto de 6 drives SSD no que eles designaram por “SSD Endurance Experiment”. Prometeram apenas parar quando os SSDs “morressem”. A experiência acabou no início deste mês, com a “morte” dos últimos dois SSDs. Como se pode ver na imagem abaixo, a velocidade de escrita até se manteve constante ao longo da vida dos vários discos, mas a pior parte foi que a morte de alguns não foi propriamente antecipada pela electrónica. O surprendente para mim foi os dois SSDs mais “velhos” terem ultrapassado os 2 petabytes!
Vários outros estudos existem sobre a fiabilidade dos SSDs. Neste estudo da Universide de Ohio verificou-se a susceptibilidade dos SSDs a falhas de corrente. Neste artigo do Tom’s Hardware, faz-se uma enumeração de múltiplas estatísticas envolvendo os SSDs. Ou então comparam-se tecnologias SSD distintas. Ainda assim, a importância dos backups é fundamental, pois problemas destes acontecem a todos…
Bom dia,
Tenho um PC um pouco antigo e que estava um pouco lento. Depois de fazer algumas pesquisas decidi instalar um disco SSD e o PC ganhou uma vida nova. Utilizo o disco apenas para instalar o SO e restante software, mas valeu o investimento.
Pedro,
É uma forma muito rápida e normalmente bastante competitiva de dar uma “vida nova” a um PC mais antiquado. Dantes, ainda sugeria colocar-se mais memória, mas agora com os SSDs, mesmo a memória virtual passa a ser muito mais rápida! Ainda assim, a colocação de mais memória costuma ser também um investimento rentável, e não “gasta” tanto os discos/SSDs.