É um utilizador de Gmail? Provavelmente sim… Já pensou o que lhe aconteceria se perdesse essa informação? Não é que o Gmail nos tenha habituado a falhas, mas podem eventualmente acontecer no futuro, ou então alguém tomar indevidamente conta. Se dá importância aos seus emails do Gmail, então continue a ler…
É possível descarregar todo o correio electrónico que detenha no Gmail para um computador pessoal. Só precisa de ter uma aplicação de correio electrónico, como o Microsoft Outlook. Como esta é paga, pode sempre optar por uma alternativa gratuita, sendo que nesse caso recomendo o Thunderbird.
O procedimento é muito simples, conforme podem observar neste artigo. Depois de instalado, é quase só colocar o login e a password, e logo a seguir começa o carregamento. Se tiver pastas, terá que “visitar” cada uma delas para o carregamento se efectuar. No vídeo abaixo também se pode ver como é simples o procedimento descrito:
Boa tarde,
Excelente artigo. Parabéns.
Tenho procurado uma solução que faça o inverso, isto é, backup do e-mail profissional (que está em ficheiros PST do Outlook) para o Gmail, de forma a prevenir a perda de informação em caso de avaria/perda do PC e por outro lado, a permitir a consulta on-line quando não estou junto do PC.
Como os ficheiros PST são muito grandes, a solução de backup para disco externo tem sido pouco funcional.
Pedro,
A sua dúvida é um desafio interessante. Em termos teóricos, o IMAP suporta isso. Nunca experimentei com o Gmail, mas não deverá deixar de funcionar. Sugiro-lhe que experimente com um PST de testes, bem como um conta Gmail de testes…
A. Sousa,
Já tinha tentado uma vez essa solução, mas como tenho 9 ficheiros PST com mais de 2 Gb, tinha de utilizar a conta profissional e 9 contas dos gmail (uma vez que os ficheiros PST actuais tem tendência para crescer e assim já ficava com capacidade de reserva nas contas do Gmail), mas depois o Outlook ficava muito lento e tive de desactivar essa solução.
Tentei uma aplicação da google, mas só funciona em contas profissionais (pagas) e ainda por cima essa aplicação desligou-me a pesquisa no Outlook, que tanta falta me faz e que não consigo repor (é só trocar um “0” por um “1” não sei é onde :-).
O que tenho procurado é uma solução que permita importar/atualizar os ficheiros PST individualmente para o gmail.
Desde algum tempo que utilizo estes dois aplicativos para fazer o backup das minhas contas de Gmail.
O primeiro é bem simples, mas eficaz, trata-se do Gmail Backup (http://www.gmail-backup.com/).
O segundo, mais completo e com opções para outros tipos de contas, é o Mail Store Home. (http://www.mailstore.com/en/mailstore-home.aspx)
Ambos são gratuitos e eficazes.