Nos últimos tempos tenho ouvido muitos conhecidos meus expressar receios sobre a evolução dos preços da habitação. Na minha opiniao, a subida começou no centro das cidades, sobretudo de Lisboa, em função da procura dos estrangeiros. Felizmente, porque tal procura a que se juntou a vinda de turistas foram o que provavelmente mais contribuíram para que tenhamos esquecido a crise financeira, que pelo País permanece, mas da qual ninguém quer saber. Mas, recentemente, estendeu-se para a periferia das cidades, a partir do momento em que os Portugueses perceberam que tinha baixado o custo da comutação…
O meu barómetro nestas coisas é sempre a informação mais independente vinda de análises que observam a nossa realidade, encaixada na evolução internacional. Quando queremos olhar para além do nosso umbigo, temos que nos comparar com os outros.
Recentemente, a Bloomberg elaborou uma lista dos países com mais riscos de bolhas na habitação. E Portugal está lá. Mas o site Visual Capitalist foi um pouco mais longe e elaborou um infográfico onde a bolha está à vista. Porque uma imagem vale por mil palavras:
{ Comments are closed! }