Há quase um ano atrás, havíamos observado o consumo da máquina de lavar roupa, o que voltamos a fazer no início do Verão, com maior detalhe. Em qualquer um dos casos, a monitorização do consumo fazia-se na óptica do consumo total da casa, descontando o consumo de electricidade de base. Tal ocorreu não só pela disponibilidade do equipamento de monitorização, mas muito também pelo facto da nossa máquina de lavar roupa ser encastrada, dificultando o acesso à tomada. E como todas as máquinas de lavar roupa são muito pesadas, só movimentá-la foi uma aventura.
O gráfico abaixo representa os consumos de electricidade no mesmo programa de 55 minutos, com que habitualmente lavamos a roupa em casa. É uma máquina de 7 quilos, com centrifugação a 1200 rpm, e neste caso com uma temperatura de lavagem de 0ºC sem aquecimento da água. Neste artigo abordaremos o consumo de um ponto de vista mais geral, sendo que em três artigos posteriores constataremos algum detalhe, que não é visível neste gráfico.
Numa fase inicial da lavagem, e considerando que não há aquecimento de água, o grande consumo de energia está associado à necessidade de rodar o tambor da roupa. Tal corresponde no primeiro terço do gráfico à alternância entre valores mais elevados, e muito baixos, quando o tambor não está a rodar. A partir desse terço inicial, verificam-se momentos de consumo mais sustentado, correspondentes à fase de centrifugação. Cada uma destas fases será analisada em maior detalhe em próximos artigos.
O consumo total da lavagem de roupa foi de 285 Wh. Ao preço de 0.1393€ + IVA, por KWh, uma lavagem de roupa ficou assim por 0.285 x 0.1393 x 1.23 = 0.0488 €, ou seja menos de 5 cêntimos. O que convenhamos que, para lavar uns 7 quilos de roupa, não é muito caro…
António,
Para o meu caso, pode ver aqui: http://www.pouparmelhor.com/praticas/agua-consumida-a-lavar-roupa/
No seu caso, siga a técnica que descrevemos para monitorizar a água consumida, pois é um processo bastante simples.
Gracias, un artículo re-bueno.
Interesante. Lavar a temperatura SIN CALENTAR el agua es importantísimo, de los 300 -400 w pasamos a picos de 1000w o 1700w en muchas lavadoras, lo que encarece mucho el lavado y muchas veces NO es necesario.
Saludos
Boa tarde. Intrigado com alguns dos consumos de energia, pesquisei e encontrei este artigo. Muito esclarecedor.
A minha pergunta é sobre se chegou a publicar o artigo sobre os equipamentos utilizados. Obrigado