Aqui em casa a lavagem dos dentes é como todas as coisas de homens: uma competição. Os gaiatos batem-se para ver quem lava os dentes mais rápido o que lhes deixa os dentes mal lavados.
Aqui é que não interessa mesmo nada poupar. O mais velho já tem várias idas ao dentista no currículo e a coisa não está para melhorar. A principal razão pela qual as cáries aparecem é de todos conhecida, mas o racional dado pelos dentistas ou o discurso a pedir para escovarem bastantes vezes os dentes não recebem qualquer interesse.
Foi então que decidi entrar no concurso e dizer que demorava bastante tempo. O mais velho que gosta de andar a cronometrar as coisas com o relógio que ganhou no Natal, decidiu contar o tempo:
- Criança 00 min 48 seg.
- Pai 01 min 39 seg.
“O pai ganhou porque demorou mais tempo.”
Agora o filho quer vencer o pai e eu nem me importo.
Os meus filhos são como todas as pessoas. Para os convencer a fazer algo de forma diferente, tenho de arranjar formas de lhes mostrar o valor falando-lhes em termos e apelando aos seus interesses pessoais. Os interesses pessoais dos nossos destinatários são um tradutor fantástico para ideias complexas.
Aqui deixo mais uma sugestão para quem tem up iPhone, iPad ou iPod Touch: https://itunes.apple.com/pt/app/starteeth/id402394875?l=en&mt=8
É uma aplicação gratuita, e que tem resultado muito bem com a minha filha. Normalmente no fim faço com que ela faça mais uma passagem nos dentes para completar a lavagem porque os desenhos parecem estar quase sempre a lavar apenas os dentes da frente.
Excelente ideia a de fazer um concurso “ao contrário”. Em vez de ganhar o que leva menos tempo ganha o que leva mais tempo. São ideias que as mães tiram sempre da manga pelo bem estar dos filhos.