A ERSE determinou que o operador da rede de distribuição de electricidade (maioritariamente a EDP Distribuição, conforme se pode consultar aqui) compensará financeiramente os clientes com contadores incorrectamente reparametrizados, num total de 83369 casos. Outros 22500 clientes têm contadores cujos relógios apresentam insuficiente precisão.
A ERSE determinou que os consumidores serão compensados, “independentemente dos contadores estarem certos, ou em avanço ou em atraso; ou seja, são compensados todos os consumidores afetados“. No nosso caso, há muitos anos que acompanho o contador e sempre o mesmo se mostrou bastante preciso, pelo que provavelmente não vou ser compensado…
No documento da ERSE, verifica-se que a compensação vai ser função da potência contratada. Para escalões como o nosso, de 3,45kVA, caso haja erro de parametrização, a compensação é de 11,91€, enquanto se existir um relógio de precisão inadequada, a compensação será de 44,12€. No total são mais de 4 milhões de euros!
Moral da História: nós, consumidores temos que estar atentos a todos aqueles produtos e serviços que consumimos e compramos. Se eles não correspondem ao que é anunciado, e se não cumprem com o prometido, só temos que reclamar. Mais tarde ou mais cedo, as Entidades Oficiais lidarão com o assunto…
{ Comments are closed! }