Ontem foi dado a conhecer o relatório preliminar dos princípios orientadores da reforma da fiscalidade verde. É um extenso documento de 430 páginas, mas que se resume a uma única ideia: aumento de taxas e impostos para os consumidores!
O pior de todos os exemplos que vi referenciados é relativo aos sacos de plástico que utilizamos nas compras. As notícias referem que o Governo quer taxar CADA saco de plástico em 10 cêntimos!!!
Ontem fiz um inquérito às pessoas minhas conhecidas. Foram apenas 6 as pessoas contactadas. Mas todas me afimaram que utilizam os sacos dos hiper/supermercados para enfiarem o lixo nos contentores. Este é um claro exemplo de reutilização, uma das máximas das boas práticas ambientais!
Ora, se me começarem a cobrar 10 cêntimos por cada saco de compras, o que vou eu fazer? Simples: vou comprar sacos de plástico mais baratos para enfiar o lixo!
Aliás, uma pesquisa simples no Continente revela que há sacos para o lixo a 6 cêntimos! Ainda são caros, mas face à presente proposta, é quase metade! E levam 30 litros, bem mais que um saco de supermercado! E quase que aposto que não são biodegradáveis, como os actuais sacos que transportam as compras! E depois não se queixem que estas propostas não resultem…
Se é assim, onde estará a poupança para o ambiente??? Este exemplo viola imediatamente a primeira linha geral do documento de 430 páginas, na sua página 7:
- A fiscalidade verde deverá funcionar como um estímulo à inovação e ao desenvolvimento sustentável contribuindo para conciliar a proteção do ambiente e o crescimento económico (“Crescimento Verde”).
O que esta proposta merece é o contexto do exemplo que referi: ir pró caixote do lixo! Felizmente, todos têm até 15 de Agosto para exprimir a sua posição, através do email fiscalidade.verde@portugal.gov.pt. Aqui no Poupar Melhor abordaremos mais casos chocantes como este, em que aparentemente nos estão a tentar vender um futuro melhor, mas o que na verdade pretendem é roubar a nossa carteira, com o pretexto de que estão a proteger o ambiente!
{ 12 comments to read ... please submit one more! }