As próximas elecições europeias estão já ao virar da esquina. No outro dia, o Álvaro Ferro enviou-me um link para uma notícia do Guardian sobre a existência de 30000 pessoas a fazerem lobbying em Bruxelas. A notícia refere vários domínios de lobbying, como a energia, o tabaco, ou as grandes tecnológicas…
A notícia refere um documentário chamado “The Brussels Business: Who Runs the European Union?”, que está inserido abaixo. Como aindo estou chocado com a manipulação dos documentários, também visionei este com espírito crítico.
O documentário abre-nos a pestana sobre o que se passa realmente em Bruxelas! Infelizmente, não vai tão fundo quanto seria desejável. As cenas são-no com um objectivo em mente, e que visam condicionar o espectador. E é muito especulativo, com poucas provas, e sobretudo muitas histórias datadas. Seria mais interessante que abordassem temas como os das retretes.
Mas consegue levantar-nos a dúvida do que realmente lá se passa, apesar de aparentemente haver muitos portugueses por lá… E, por isso, e por via das próximas eleições, merece a sua visualização:
Podem ouvir mais sobre este tema no episódio desta semana do Podcast do Poupar Melhor.
Um bom artigo sobre o poder da dimensão do lobby português em Bruxelas:
http://expresso.sapo.pt/lobbying-portugues-tem-pouco-peso-na-uniao-europeia=f869676