Quando aqui disse que deviam juntar todos os vossos equipamentos não essenciais numa única extensão de tomadas múltiplas com interruptor não vos falei como esta opção pode tornar-se um perigo lá em casa.
Embora as extensões na sua generalidade tenham na sua grande parte capacidade para suportar 3500 watts, são testadas para a existência de defeitos de fabrico e são bastante duráveis, a instalação elétrica nos nossos edifícios não é propriamente feita por pessoas preocupadas com os resultados a longo prazo de não colocarem parte do equipamento que para eles é desnecessário.
Dando uma volta pelas minhas tomadas elétricas descobri que estavam apenas fixadas pelo espelho e estrutura de latão, não estando presente as garras que as fixariam à parede.
Este facto não altera o comportamento das tomadas de parede num teste simples, mas o seu uso continuado, pela falta do suporte que os engenheiros que as desenharam previam, faz com que ligar e desligar fichas vá fazendo a tomada mover-se ligeiramente, afrouxando os parafusos que mantém a ligação.
A distancia dos fios ao ponto de ligação, por muito pequena, pode provocar arcos voltaicos, aquecendo a tomada, danificando as fichas e podendo incendiar a nossa habitação.
Rever as instalações pode poupar muito dinheiro depois de um acidente, ou mesmo salvar a nossa vida. Mas tenha sempre atenção à manipulação da instalação eléctrica; na dúvida, recorra sempre a alguém com competências na matéria.
{ Comments are closed! }