O amigo Paulo ɐlǝʇuınb do Twitter ficou a saber que o A.Sousa estava a usar um multímetro para medir o consumo dos equipamentos e ficou curioso em saber como era feito. Eu também não me lembrava das aulas de Fisico-química do liceu, mas aqui fica a explicação para todos:
- O KWh é uma unidade de energia, enquanto um W é uma unidade de potência;
- Num multímetro também é possível medir Amperes; e
- A fórmula simplista dá-nos os Watts multiplicando Volts por Amperes: W=V x A.
A medição usando o amperímetro é feita com o principio que a eletricidade é cobrada ao KWh.
Considerando uma tensão de 220 Volts, W = 220 x A. Para um equipamento que consuma 110 W (0.11 KW), se este estiver ligado durante uma hora, o consumo será de 0.11 KWh, mas se este estiver ligado apenas meia hora, o consumo será apenas de 0.055 KWh.
Assumindo que o equipamento consome sempre o mesmo, depois de multiplicar a potência que consome instantaneamente pelo tempo que estiver ligado obtemos o consumo. Se o consumo for variável (eg. http://www.pouparmelhor.com/praticas/quanto-custa-carregar-o-meu-telemovel/) teremos que calcular os períodos da variação.
Multiplicar a corrente (em Amperes) pela Tensão (em Volts) dá a Potencia Aparente, geralmente medida em VA (VoltAmpere) ou KVA. Para se ter a potência real é preciso multiplicar pelo Factor de Potência ( coseno de “fi”, em que “fi” é o ângulo entre a fase da corrente e da tensão).
Os aparelhos de medição de potência electrica já fazem este cálculo (o que eu uso indica a tensão, corrente, factor de potência e potência, e foi comprado no LIDL).
Há casos em que há tensão e corrente mas nãohá potência gasta porque as cargas são indutivas e o ângulo é 90º, ou seja o Cos 90º = 0.
Eu utiliso um muito bom que comprei aqui
http://www.castroelectronica.pt/search/byproduct/&search=go-green