Vitamina D3 e Covid-19

Há muitas semanas que era para escrever este artigo, mas decidi que quando o fizesse teria que ter alguma informação mais substancial sobre a relação entre a Vitamina D3 e o Covid-19.

A minha relação com a Vitamina D3 começou há 10 anos atrás quando ouvi uma referência num podcast de segurança informática. Na primeira semana de março voltei a ouvir no mesmo podcast a referência a esse episódio de há 10 anos atrás. Desta vez tomei mais atenção, embora uma pesquisa no meu gmail tenha revelado que já há 10 anos havia “passado” a informação.

Na página de Steve Gibson podemos observar um resumo bastante extenso sobre esta vitamina, embora o possamos também encontrar em muitos locais da Internet, como no Wikipedia. Do meu ponto de vista, há alguns pontos mais importantes:

  • A vitamina D3 é de “borla” quando apanhamos Sol. Nem sequer é preciso estar muito tempo ao Sol para apanharmos uma boa dose.
  • A capacidade de sintetizar vitamina D3 decresce à medida que envelhecemos.
  • Há pouca investigação sobre esta vitamina, porque sendo de “borla”, tem recebido pouca atenção. Mesmo quando é comprada na forma de suplemento, o seu custo é irrisório (ou pelo menos devia ser…).

Mesmo com pouca atenção, os estudos que têm saído são bastante claros. Antes deste episódio de Covid-19, havia um estudo que claramente se destacava, por ser uma revisão sistemática de um conjunto bastante significativo de outros estudos. As suas conclusões não deixam grandes dúvidas:

  • Vitamin D supplementation was safe and it protected against acute respiratory tract infection overall. Patients who were very vitamin D deficient and those not receiving bolus doses experienced the most benefit.

Depois de ouvir o podcast e ter descoberto este estudo, não tive quaisquer dúvidas em recomendar a todos os meus conhecidos e amigos, que tomassem Vitamina D3. Eu próprio comprei duas caixinhas de Vitamina D3 que dariam para vários anos, não fosse o respetivo prazo. Mas dá para a família toda! E a quem não conseguisse, que tentassem apanhar Sol, muito Sol…

Ante-ontem foi com bastante agrado que descobri acidentalmente um estudo onde se parece confirmar esta ligação, agora também com a Covid-19. Note-se que o estudo é também baseado num reduzido número de casos, mas identifica claramente uma associação entre a insuficiência de Vitamina D e a gravidade do estado de Covid-19. O resultado que mais se destacou para mim foi a de que 100% dos pacientes do estudo admitidos à Unidade de Cuidados Intensivos com menos de 75 anos tinham deficiência de Vitamina D.

Entretanto, numa breve pesquisa, descobri que há várias outras fontes insuspeitas sobre a relação da Vitamina D3 na prevenção do Covid-19, e sobretudo de casos mais graves. A lista deverá ser mais extensa, mas estes foi os que descobri rapidamente:

Outra fonte que tenho como boa, e que tem sido a minha fonte principal sobre o coronavirus é o canal Medcram do Youtube. No vídeo abaixo e que também tive oportunidade de ver no início de março, é explicado de forma clara como a Vitamina D ajuda a fortalecer os nossos sistemas imunitários. Vale bem a pena ver este episódio, bem como muitos outros do mesmo canal:

Tags:

{ Comments are closed! }